< Voltar à Home
PIRELLI.COM / Pessoas&Planeta

Do cinema ao Cristo Redentor: como os drones mudaram nosso ponto de vista sobre as coisas

Ver o mundo de cima é uma experiência singular. Uma árvore sem folhas se torna uma teia de aranha, um circo se transforma em uma caixa de doces, enquanto tanques de água em plantações de trigo assemelham-se a peças de lego ao lado de uma bela crina de cavalo. Raramente temos a oportunidade de virar nossa perspectiva de cabeça para baixo, mas a tecnologia de fotos e vídeos aéreos proporcionados pelos drones nos convida a fazer exatamente isso. A cada novo voo, imagens aéreas com drones te transportam a uma festa de cor, textura e beleza.

Os drones têm sido um tema bastante comentado nas notícias e por pessoas nas redes sociais já há algum tempo. Uma câmera voadora que nos leva a lugares inusitados, com novos ângulos e filtros fotográficos, dando-nos uma visão panorâmica do nosso bairro, da paisagem aérea ao nosso redor ou nos levando para dentro de uma onda e poder ver a exata manobra do surfista. Abrindo novas aventuras e acrobacias inspiradoras que eram impossíveis de se fazer antes. 

Mas além de tirar fotografias interessantes, eles também são usados como ferramentas de trabalho. Os drones nasceram dentro do exército e continuam sendo por eles tratados como armas de guerra devastadoramente eficazes e com total segurança de viagem. Porém com a expansão de seu uso, novos negócios se criaram e empresas especializadas nas atividades de captação de imagem oferecem uma diversidade de serviços para o uso dessa tecnologia, com toda a eficácia que pode ser necessária.
A captação da imagem angular feita pelos drones é bastante encontrada hoje em trabalhos de conservação de monumentos históricos, na manutenção das atividades agrícolas, na cobertura de festa e casamento, na descoberta da natureza, na proteção de vida selvagem e até em missões de busca e salvamento. Alguns tipos de drones são empregados por cientistas para monitorar a saúde das baleias, não apenas para fotografar com total privacidade, mas coletar gotas de água de suas bocas para retornar ao laboratório e completar a análise. Seu emprego está apenas dando os primeiros passos dentro de uma longa vida.

A amplitude do olho de um pássaro, que os drones oferecem, pairando mais perto do solo do que um helicóptero, deve ser reconhecida como revolucionária. No mundo da imagem digital, este novo ângulo pode trazer aos fotógrafos uma inspiração para conseguir alguma vantagem artística. São mais de 100 anos de história deste ofício, produzindo fotografia em um ou dois ângulos diferentes de ver o mundo. Mudar essa perspectiva oferece possibilidades infinitas. Os drones estão transformando a maneira que vemos o mundo. E essa nova visão está mudando a forma que entendemos o mundo. 
Para exemplificar, o uso de Drones traz não somente maior versatilidade para mapear uma área, como também obtém imagens altamente detalhadas do meio ambiente que não se consegue obter com os satélites. Em 2014, a equipe da fabricante de drones SenseFly lançou três drones para navegar e escanear o Monte Matterhorn, um dos picos mais altos dos Alpes suíços. Ao final de seis horas, os drones criaram um modelo 3D incrivelmente detalhado da montanha, constituído por 300 milhões de pontos de mapeamento.

Os drones podem revelar lugares que estavam fora do alcance. Eles nos deslumbram com as maravilhas do mundo e transformam nossa percepção sobre cada lugar. 

Nos Estados Unidos uma verdadeira revolução acontece na indústria cinematográfica! Os drones não representam apenas uma inovação, mas principalmente uma enorme economia de produção. Em Nova Iorque criou-se até um festival de documentários produzidos somente com cenas aéreas captadas por drones, o “Drone Film Festival”. É o primeiro evento mundial dedicado exclusivamente a celebrar a arte cinematográfica com o drone. O festival oferece uma plataforma internacional de exposições de cineastas de todos os cantos do mundo aos profissionais da indústria.

Com a disseminação das mídias sociais e a conectividade, e o acesso que vem com ela, estamos gradualmente entrando em um mundo onde as notícias funcionam cada vez mais na hora, e deve ser alimentada rapidamente e com conteúdo exclusivo. Os drones estão se tornando cada vez mais parte desse mundo. É um campo novo, que abre um novo caminho também para a profissão de cinegrafista e de jornalista, e complementa a reportagem jornalística, preservando a segurança do repórter, que pode se expor menos para captar as melhores imagens mesmo em lugares de alto risco, como zonas de guerra e desastres naturais.

Se você se sentiu motivado a comprar um drone, provavelmente não será qualquer equipamento que irá te agradar. Cada drone foi projetado desde o início para atender a um propósito específico, e possuem características de engenharia, qualidade, técnica de uso e valores diferentes.

Veja algumas dicas para encontrar o equipamento perfeito para você.

- O quadricóptero é o modelo com 4 hélices, e é certamente o mais utilizado pelo público por ter uma maior variedade de modelos e tamanhos, e possuir um desenho mais esportivo.

- Existem também o Hexa e Octocópteros, que possuem, respectivamente, 6 e 8 hélices. Esses modelos são bastante utilizados em fins profissionais por trazerem maior estabilidade, maior capacidade de carga e potência dos motores. 

- Outro tipo são os drones de asa fixa, que se assemelham ao formato de um avião ou um aeromodelo, e a principal utilização é no exército e no monitoramento e medição de grandes áreas, já que conta com câmeras, sensores térmicos e infravermelhos que ajudam a calibrar as ações. 

- Por fim, existe o mini drone, que pode chegar ao tamanho de um chaveiro. Possui bom desempenho e são os mais indicados para diversão em família, turismo ou mesmo um hobby. 

Preste atenção também às marcas, que possuem características diversas. 

Um equipamento inovador e fácil de usar, gravando com estabilidade e alta qualidade de imagem, é o DJI Phantom. Ele está cheio de recursos automáticos, incluindo o sistema de detecção de obstáculos que faz com que o drone fique à prova de choque. Para captar fotos de ação e velocidade, a GoPro Karma será mais seu estilo, por ser leve e equipada com uma câmera de aventura. É capaz de capturar belas imagens com sucesso, mesmo com baixa iluminação do ambiente e com vento devido a altitude e movimento. Já a Sony entrega modelos específicos para filmagens profissionais, e com bateria de longa duração. Quer apenas um brinquedo para aprender a voar dentro de casa e mesmo assim garantir a qualidade de resolução? Opte por um mini drone com uma câmera Nikon de alta qualidade. 

Para se assegurar sobre a qualidade da imagem, a americana DxOMark realiza testes de qualidade com diversas câmeras e lentes do mercado. Estejam elas instaladas nos diversos modelos de drones, smartphones e até os melhores equipamentos de câmera profissional. Todos os testes que estão no banco de dados site podem servir de comparação e te ajudam na escolha do modelo.

No Brasil, o mercado está em foco e constante crescimento, por isso a Anac - Agência Nacional de Aviação Civil - decidiu regulamentar o uso de drones e passou a exigir uma habilitação para pilotos de equipamentos maiores de 25 kg. Equipamentos com peso superior a 250g devem obrigatoriamente ter o registro no site da Anac. Ainda dentro dessa regulamentação, existe uma proteção à privacidade do indivíduo, que proíbe a operação de drones a uma distância menor de 30 metros de pessoas que não derem autorização.

Cursos para se tornar um piloto de drone podem ser encontrados e também irão te ajudar nas técnicas de operação do equipamento.

E ai, você já escolheu o seu ângulo favorito?

Saiba mais