< Voltar à Home
PIRELLI.COM / Pessoas&Planeta

5 passos para fazer um Detox Digital

Quando foi a última vez que você se desligou por 24 horas? Se a resposta for "eu não me lembro" um detox digital pode ser o que você precisa.

De smartphones a sistemas de navegação, nossas vidas estão cheias de telas para se conectar. Acordamos com elas, chegamos em casa com elas e as carregamos em nossos bolsos o dia inteiro. Por isso, talvez não seja surpreendente que os especialistas estão advertindo que essa exposição constante pode prejudicar nossa saúde.

Não, isso não é um exagero! Veja os números:
- Os brasileiros gastam em média 650 horas por mês em redes sociais e blogs. Uma pessoa média verifica seu telefone 200 vezes por dia. 
- A nossa média é quase 60% maior do que a média do resto do Planeta!
- Em segundo lugar vem os portais de notícias e entretenimento, com 290 horas.
- O Brasil apresenta 45% da população online, acessando conteúdo via computador ou smartphone.
- O facebook tem mais de 58 milhões de visitas por mês, seguido de longe pelo google com 10 milhões de acessos

*Dados Infobase 2015


Uma desintoxicação digital é uma ótima maneira de permanecer produtivo e equilibrado em um mundo digital. Seja pelo computador, tablet ou smartphone, enfrentamos demandas constantes pela nossa atenção. E se não nos deixarmos recarregar e reiniciar, isso pode significar um problema para nosso cérebro. 

Uma atividade de desintoxicação digital, nos dá a oportunidade de recuar temporariamente. Quando voltamos, recarregados, somos mais produtivos e temos uma perspectiva diferente. Também é provável que possamos ter ao menos uma ótima ideia enquanto não estamos pensando no mundo online. Por quê? Porque enquanto estamos fazendo uma desintoxicação digital, estamos permitindo que nossos pensamentos e conversas cheguem até a conclusão, ao invés de um celular te interromper a cada cinco minutos.

“A informática pode ser extremamente útil, educativa, te aproximar da cultura da sociedade e, sem dúvida, permitir muita criatividade, conectividade e prazer. Mas em excesso pode começar a prejudicar sua concentração, sua produtividade durante o expediente e te distrair de fazer o que você deve fazer - como o seu trabalho ou a sua educação - ou afetar negativamente o desenvolvimento de seus relacionamentos, ou se o valor for superior ao que você pode pagar, então ele começa a se tornar perigoso. Impactando negativamente sua vida você precisa avaliar o que você faz on-line, quando e com quem”, essa é a opinião da psicóloga britânica Morfina Opie, que busca na ciência uma forma de ajudar as pessoas a se desapegarem do vício digital.

E aqui vão 5 passos para que você consiga viver o mundo real:

1. Assuma que você precisa de uma desintoxicação digital
Faça uma lista de todos os seus gadgets. Perceba em qual localização você acessa seus programas, seja na escola, no trabalho, dirigindo ou durante o jantar. Isso irá te mostrar como você está dependente da tecnologia e tem dificuldade em largá-la.
Em segundo lugar, faça uma lista de todas as coisas que você gosta de fazer na vida, mas não está fazendo atualmente. Isso irá ajudá-lo a perceber que, se você reduzir o uso de tecnologias, você reconquistará o direito de fazer coisas que você acha consideravelmente mais significativo do que verificar seu Facebook ou assistir vídeos no YouTube.

2. Desativar notificações
Para reduzir sua dependência digital, desligue as notificações de envio dos seus dispositivos para aplicativos de mídia social, incluindo Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, Pinterest, sites de notícias, aplicativo de namoro - qualquer coisa que envia um alerta quando alguém entrar em contato com você ou comentar sobre uma postagem. 
Você pode definir uma hora específica do dia para verificar cada plataforma digital e estabelecer um limite de tempo que você vai gastar no site, como 20 minutos. Desta forma, você não está off-line totalmente, mas sim escolhendo quando acessar seus sites de redes sociais e de informação, e te coloca no comando da situação.
É até um pouco irônico, mas hoje em dia existem aplicativos que te ajudam a não usar a internet, e podem te ajudar bastante nessa fase de desintoxicação e mesmo depois. São apps como o Offtime, Digital Detox, Quality time, Do nothing for 2 min. Eles possibilitam desde o bloqueio de mensagens, notificações e até ligações, além de não permitir que outros aplicativos te distraiam. Você define por quanto tempo quer o bloqueio.

3. Esteja gradualmente desligado
Assim como você não iria correr uma maratona antes de correr 1 quilômetro, você precisa se aliviar em pausas do mundo digital. Trabalhe no início colocando o telefone para baixo por 15 minutos sem olhar para ele num dia. No dia seguinte, desconecte com a tecnologia por 30 minutos, e assim por diante. Ou escolha um dia por semana para ficar longe de uma plataforma de mídias digitais completamente: sem Twitter na terça-feira ou não acompanhar blog e ver posts na quinta.
Quando você se sentir pronto para se desconectar um dia inteiro, um dia de fim de semana é uma boa escolha, já que as pressões de trabalho tendem a não aparecer. Os domingos são provavelmente a sua melhor aposta. Coloque seu telefone em uma gaveta e passe o dia conectando com pessoas reais, seja encontrando com a família ou com amigos.

4. Avise a todos
Não estar conectado 24 horas por dias praticamente tornou-se um tabu cultural, o maior medo de muitas pessoas sobre fazer uma desintoxicação digital é que outros não serão capazes de contata-los. Se você está pronto para dar o salto para um dia inteiro ou um fim de semana de desconectado, ative seu modo de segurança e proteção. Anuncie a família, amigos e colegas que você vai desconectar do mundo virtual. E pode usar a tecnologia para essa comunicação. Com pelo menos uma semana de antecedência, envie e-mail, textos e tweets e configure uma mensagem de ausência no escritório. Você também pode escrever em seu usuário e perfil de mídia social que você estará inacessível para esse período de tempo.
Para aliviar sua mente, considere deixar seu telefone com algum membro da família confiável ou amigo que saiba como alcançá-lo se algo realmente urgente acontecer. Então tenha em mente: O que é realmente uma emergência? Pergunte a si mesmo: 'Qual é o pior que poderia acontecer enquanto estou off-line?'. Muito provavelmente o que quer que possa acontecer durante o seu período sem conexão não será fatal ou até mesmo o mais importante.

5. Esteja preparado para a tentação
Quando você está em uma dieta, é inteligente manter um pedaço de chocolate meio amargo por perto se um desejo incontrolável aparecer. Faça a mesma coisa para uma abstinência digital. Tenha atividades disponíveis para distraí-lo quando o desejo bate para verificar seu telefone ou laptop. 
Considere a compra de revistas, ler um livro, caminhar no parque, fazer um programa saudável, tomar um café e conversar com amigos, relaxar, ir ao cinema para ver aquele filme que você estava esperando com total privacidade, tirar foto com as mãos, iniciar um estudo. Quando você está totalmente presente no momento, você se sentirá mais pensativo, vai diminuir sua ansiedade e seu nível de estresse, e você vai desenvolver uma relação mais fortes com amigos e familiares. Afinal essa é sua responsabilidade com seu corpo e mente.

Saiba mais